Translate

sexta-feira, 6 de maio de 2016

SocioPhatias

Powered By Blogger

terça-feira, 7 de junho de 2011

Inclusão – um recurso para trabalhar princípios em sala de aula.


Inclusão – um recurso para trabalhar princípios em sala de aula.
A Lei de Diretrizes e Bases de 20 de dezembro de 1996 é bem clara em seu parágrafo único: “o Poder Público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com necessidades especiais na própria rede pública regular de ensino”.

Ou seja, hoje é obrigação das escolas da rede pública incluir o aluno portador de deficiência em uma sala de ensino regular. A inclusão é um princípio que causou muitas polêmicas: Como um aluno que possui algum tipo de deficiência poderá acompanhar os demais? Como o professor irá lidar com o incluso se não possui experiências, tampouco formação?

Apesar de tantas dúvidas que ainda assolam o universo educacional, temos certeza de uma coisa: o aluno dever ser incluso. O educador sabe que aquela criança vai exigir dele maior preparo, cuidado e maior atenção no ensino e pensa: se fosse para cuidar de um só não haveria problema, mas como educá-lo de uma maneira correta com mais trinta, quarenta em sala? Alguns docentes se revoltam em pensar que não poderão educar aquela criança da maneira devida e não há nada que eles possam fazer a esse respeito.

Contudo, como educadores, temos que trabalhar a mente e o coração a respeito desse fato, ao invés de continuar questionando as autoridades que tomaram tal decisão. E nos atentar para o que de fato possa promover maior integração entre os alunos e aproveitar a situação para trabalhar certos princípios educacionais, como o preconceito, a tolerância, o respeito, as diferenças, o companheirismo.

O professor pode pesquisar experiências de colegas que deram certo, trocar idéias e informações com a direção e coordenação, deixar claro aos alunos que atitudes preconceituosas não são toleradas na sua sala, receber o aluno com carinho e confiança, incentivar o aluno com deficiência para despertar a criatividade e o interesse em aprender, se possível reservar um tempo específico só para o aluno, mostrar aos pais como o aluno é querido na sala e bem tratado, passar informações aos pais.

As práticas apontadas acima ajudam o educador a realmente incluir o aluno em sala e proporcionar a ele um ambiente tranqüilo e receptivo.
Por Brasilescola

Incluir é difícil, mas não podemos ignorar esse fato, os alunos portadores de qualquer necessidade especial não deve ser deixado de lado, pois como dizem: A educação é um direito de TODOS, todos mesmos,  diante disso é preciso que a escola que recebe o aluno com problemas especiais deverá portanto incluí-lo de alguma forma, sei que pode ser difícil, que a escola pode não ter condições, nem estrutura, mas, se a escola não começar a fazer a sua parte, como que um portador de deficiência poderá conseguir ser incluído lá fora, a escola tem um papel fundamental na inclusão.
Sara Liz

Nenhum comentário:

Postar um comentário